Novidades e notícias
18.05.20
A Importância dos Ensaios de Isolação e Aterramento
Compartilhe

 

O ensaio de isolação dielétrica, também conhecido como teste de HIPOT, é um ensaio, geralmente não destrutivo, que faz a aplicação de um nível elevado de tensão por um tempo pré-determinado, com um sistema que monitora a corrente que atravessa o equipamento sob teste (EST). Durante este ensaio a corrente que atravessa o equipamento sob teste (EST) é monitorada com uma precisão bastante elevada, na ordem de microampères, e o EST é aprovado caso esta corrente fique abaixo dos limites pré-estabelecidos para o ensaio.

O ensaio de HIPOT é muito importante para diversos fabricantes de equipamentos, tanto pela necessidade de atendimento as normas impostas pelo INMETRO, quanto para o próprio controle interno de qualidade. Por exemplo, os fabricantes de eletrodomésticos devem fazer ensaios de HIPOT e de aterramento, segundo a Portaria nº 371, de 29 de dezembro de 2009 (INMETRO 371/2009) e diversas outras categorias de produtos têm suas portarias específicas. No quesito de controle interno de qualidade, destaca-se que através do ensaio do HIPOT é possível identificar que um produto possui deficiência de isolação, deficiência esta que pode não se manifestar nos ensaios funcionais do produto, mas que acarretariam em uma falha prematura do produto. As consequências desta falha podem ser: perda financeira, devido a necessidade de prestar garantia do produto; dano à imagem do fabricante, que pode ser exposto a comentários depreciativos na internet; situações mais graves, como a aplicação de choque elétrico ao usuário.

Além do teste de HIPOT, os fabricantes devem garantir que a carcaça metálica dos seus equipamentos esteja conectada ao pino de terra das instalações com uma baixa resistência. Esta conexão visa a manutenção de um potencial reduzido de tensão na carcaça do equipamento, mesmo sob uma condição de falha, gerando segurança aos usuários e forçando a atuação dos sistemas de proteção (disjuntor, fusível).

Visando atender a esta demanda de mercado, a SUPPLIER disponibiliza como um equipamento para testes de Isolação de Tensão e de Aterramento (opcional), com potência de 250 VA, tensão CA de até 5 kV, tensão CC de até 6kV e medição de resistência de aterramento de 1 miliohm até 10 ohms. Este equipamento possui capacidade de corrente de até 10 mA no teste de isolação em corrente contínua e até 50 mA no ensaio em corrente alternada, com resolução de até 1 microampère. Para os ensaios de aterramento o HIPOT SUPPLIER possui capacidade de aplicar até 30 A eficazes de corrente e medição da resistência com precisão de até 1 miliohm.

Não deixe de consultar e avaliar o HIPOT SUPPLIER para atender as suas necessidades de ensaios de isolação e aterramento.

Saiba mais e faça sua cotação em:

www.supplier.ind.br

http://www.supplier.ind.br//produto/hipot-para-teste-de-isolacao-dieletrica/11/hipot-para-teste-de-isolacao-dieletrica/114

 

 

Como conectar HIPOT SUPPLIER
Hipot SUPPLIER
Fale Conosco

Como deseja
ser atendido?

Horário de Atendimento

Segunda à sexta-feira
das 08h às 17:25h

Whatsapp

Ficaremos felizes em responder qualquer dúvida via Whatsapp, para falar conosco utilize o número abaixo:

Whatsapp: (47) 9188-3693

Telefone

Deixe seu nome e número de telefone abaixo e ligaremos o mais breve possível para esclarecer suas dúvidas.