Novidades e notícias
03.03.20
Sistema Sustentável para Calibração de Medidores de Energia SUPPLIER
Compartilhe

 

Sistemas para testes de Wattímetros e Medidores de Energia”

 

A geração de energia a partir de fontes limpas e renováveis é uma tendência em todo o mundo. Grandes usinas fotovoltaicas e eólicas têm sido instaladas no Brasil e a participação das instalações de pequeno e médio porte, especialmente de sistemas fotovoltaicos, também está crescendo de forma exponencial. Nestas aplicações de geração de energia renovável são empregados medidores de energia bidirecionais, ou seja, medidores com a capacidade de medir a energia consumida e de medir a energia gerada.

 

Estes medidores de energia bidirecionais, bem como os medidores de energia unidirecionais, os medidores de potência (wattímetros) e os medidores de tensão e corrente, precisam ser calibrados e ensaiados, tanto pelo fabricante quanto pelo usuário. Este processo de teste usualmente resulta em um grande desperdício de energia, uma vez que são empregadas cargas passivas para circular a corrente/potência necessária dos ensaios (Figura 1). A potência dissipada é proporcional à tensão e à corrente do instrumento de medição, sendo que, muitas vezes, estes instrumentos são projetados para operar na média tensão, com tensões e correntes na ordem dos quilovolt e quiloamperes, resultando em potências da ordem de MVA. Estas potências são impraticáveis para testes de longo período, seja pela energia desperdiçada ou pela impossibilidade de se ter cargas desta magnitude que possibilitem as combinações de potência ativa e reativa requeridas.

 

Visando à solução destes problemas, a SUPPLIER oferece no mercado um sistema para testes e calibração de medidores, wattímetros e multímetros. O sistema é composto por um fonte de tensão e uma fonte de corrente, as quais são sincronizadas e permitem emular no instrumento sob teste a potência e o fator de potência desejados, sem a necessidade de cargas passivas e sem desperdício de energia (Figura 2). A potência consumida pelo sistema é apenas aquela devido as perdas das fontes, sendo esta, extremamente inferior a potência que é lida no instrumento sob teste. Este sistema permite ensaiar de forma simultânea vários instrumentos de medição, colocando as entradas de corrente em série e as entradas de tensão isoladas com pequenos transformadores de potencial, ou ainda, ensaiar medidores de alta tensão e alta corrente, sem a necessidade de operar as cargas em média tensão e elevada potência.

 

A automação dos ensaios, com diversas configurações de teste, a simulação de degraus de carga ou até mesmo a análise do instrumento sob uma tensão ou corrente com distorção harmônica podem ser efetuados através de um programa de comunicação remota com o sistema, elevando a flexibilidade, agilidade, repetibilidade e a segurança do usuário durante os ensaios.

 

Consulte mais informações e faça seu orçamento em:

 

www.supplier.ind.br

 

http://www.supplier.ind.br//produto/fontes-especiais/10/sistema-de-calibracao-de-medidores/61

 

http://www.supplier.ind.br//aplicacoes/aplicacao/calibra/22

 

Sistema dissipativo convencional
Sistema de calibracao SUPPLIER
Sistema de Calibração SUPPLIER
Fale Conosco

Como deseja
ser atendido?

Horário de Atendimento

Segunda à sexta-feira
das 08h às 17:25h

Whatsapp

Ficaremos felizes em responder qualquer dúvida via Whatsapp, para falar conosco utilize o número abaixo:

Whatsapp: (47) 9188-3693

Telefone

Deixe seu nome e número de telefone abaixo e ligaremos o mais breve possível para esclarecer suas dúvidas.